Opinião

Câmara de Santa Maria elege o novo presidente na tarde desta terça-feira

Depois de uma sessão muito conturbada na última quinta-feira, hoje, a Câmara de Vereadores tende a estar mais calma. À tarde, a partir das 15 h, acontece a última sessão do ano com a escolha da Mesa Diretora do Legislativo de Santa Maria para 2022. Se não houver nenhuma surpresa, a oposição ao atual bloco que comanda a Casa deverá emplacar o novo presidente. O nome da vez é do petista Valdir Oliveira (na foto, à dir.), parlamentar em segundo mandato e irmão do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

Saiba como será a primeira Escola Cívico-Militar em Santa Maria 

Pelo acordo, integram o grupo PT, PSDB, Democratas, PCdoB, PDT, Republicanos e Adelar Vargas, do MDB. Valdir deverá receber 12 votos. Já o nome que representar a chapa de situação teria nove votos, caso se confirme o acordo do grupo PT/PSDB.Pela primeira vez, então, nesta legislatura, a oposição terá o controle da Câmara. Também pela primeira vez, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) terá seu partido no bloco que administrará a Casa, além de partidos da base aliada do seu governo: Republicanos e Democratas.

Quem serão os pró-reitores da gestão de Luciano Schuch na UFSM 

Quem conquistar a Mesa Diretora leva junto 16 de cargos de confiança, que possuem salários bem polpudos, como o de procurador-geral do Legislativo e secretário-geral. Hoje, essas e outras funções são indicadas pelo grupo de situação, encabeçado pelo presidente do Legislativo, João Ricardo Vargas (Progressistas), Coronel Vargas. Aliás, dois dos cargos - diretor Legislativo e secretário-geral - foram exonerados nos últimos dias. 

O "Pacto por Santa Maria" formado na Casa se dissolveu?

Há pouco mais de um ano, um grupo de vereadores divulgou foto e um documento do chamado "Pacto por Santa Maria", fechado para comandar a Câmara por quatro anos. O grupo foi constituído pelo Progressistas, MDB, PSB, PDT e PSL, somando 11 votos.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: (divulgação)/

No final de 2020, um grupo de vereadores formou o "Pacto por Santa Maria" para comandar a Câmara pelos próximos quatro anos. Mas o acordo poderá ser dissolvido na eleição da tarde desta terça-feira

"Como legítimos representantes do povo, reafirmamos o compromisso de defendermos todas as ações que são de fato benéficas para a cidade de Santa Maria, bem como sermos críticos ferrenhos de todo ato que for prejudicial a nossa cidade, onde podemos ser considerados uma oposição consciente", dizia um trecho da nota enviada à imprensa, à época.

Teste PCR para diagnóstico da Covid-19 voltam a ser realizados em Santa Maria

A formação do bloco colocou por terra o acordo que era costurado nos bastidores entre PSDB, PT, Republicanos e PCdoB, além, talvez, do PDT e de pelo menos um vereador do PSB. À época, o "Pacto por Santa Maria" implodiu a chapa que parecia certa para assumir a Câmara.

Agora, o grupo de oposição no Legislativo pode dar o troco implodindo o "Pacto por Santa Maria" com a ajuda de dois vereadores - Adelar Vargas (MDB), Bolinha, e Luci Duartes (PDT), Tia da Moto -, que fizeram parte desse grupo. Pelo acordo firmado em 2020, Paulo Ricardo (PSB) assumiria a Casa em 2022. Parece que o Pacto se dissolveu em um ano.

Prefeitura publica licitação para venda do Condomínio Galeria Rio Branco 

Na tribuna, os vereadores ligados ao presidente Coronel Vargas e o próprio chefe do Legislativo fazem questão de propagar que Valdir Oliveira será o presidente da Casa em 2022, além de ironizar o fato de PSDB e Democratas estarem juntos com o PT. Fica a dúvida se o grupo realmente jogou a toalha ou se é só uma estratégia para ganhar tempo nos bastidores e tentar reverter a situação. Hoje à tarde se terá a resposta.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confiando em Deus, rumo aos 80 anos Anterior

Confiando em Deus, rumo aos 80 anos

Mais um Natal aconteceu Próximo

Mais um Natal aconteceu

Colunistas do Impresso